Bíblia do povo
Jeremias (Jr), capítulo 50, vesículo 33
Jeremias (Jr) 50:33
33 Assim revela o Eterno Todo-Poderoso dos Exércitos: “Os filhos de Israel estão sendo oprimidos, do mesmo modo que todo o povo de Judá. Todos aqueles que os levaram cativos os mantêm presos e recusam-se a libertá-los.
Profecia acerca da Babilônia
1 Este é o oráculo de Yahweh comunicado através do profeta Jeremias a respeito da Babilônia e de toda a nação dos caldeus:
2 “Anunciai, pois, e proclamai entre as nações, erguei uma bandeira, um sinal, fazei com que todos saibam; não escondais nenhuma informação; exclamai: ‘Eis que a Babilônia foi conquistada, Marduque, o deus caldeu Bel, foi abatido e humilhado. Marduque está apavorado, seus ídolos estão prostrados, e os seus deuses, desesperados!
3 Pois uma nação vinda do Norte vem atacar a Babilônia e transformará suas terras em deserto e assolação; ninguém mais viverá nela; tanto seres humanos como animais fugirão apavorados.
4 Na época em que estes acontecimentos se derem e naqueles dias de terror”, declara Yahweh, “a população de Israel e o povo de Judá virão juntos, pranteando e clamando pelo favor do SENHOR, o seu Deus.
5 Indagarão pelo caminho que leva a Sião e voltarão suas faces na direção dela. Virão e se apegarão com devoção a Yahweh, exclamando: ‘Vinde todos, uni-vos, pois, ao SENHOR em Aliança eterna; Pacto que jamais será esquecido!’
6 Ora, meu povo tem sido como ovelhas perdidas; seus pastores as desencaminharam e as fizeram perambular pelas colinas. Elas vaguearam por montes e montanhas e se esqueceram de seu próprio lugar de repouso.
7 Todos que as encontram as devoram. Os seus inimigos exclamaram: ‘Não somos os culpados por suas mortes; afinal, foram elas que pecaram contra Yahweh, seu verdadeiro campo de justiça e paz; sim, o SENHOR, a esperança viva de seus antepassados!’
8 Fugi depressa da Babilônia e saí todos vós das terras dos caldeus babilônios; sede como os bodes que lideram os rebanhos.
9 Pois das terras do Norte, Eu mesmo haverei de organizar e mobilizar uma poderosa coalizão de fortes nações. Eis que elas tomarão posição de combate contra ela e a tomarão completamente. Suas flechas serão como valentes bem treinados que sempre cumprem cabalmente suas missões.
10 E assim, a Caldeia, a Babilônia, será toda saqueada, e todos que a saquearem sairão dela fartos!” Palavra de Yahweh.
11 “Ainda que vos alegreis e vos regozijeis, ó saqueadores da minha herança, embora andeis soltos como a novilha que pisa o capim e relincheis como os cavalos mais vigorosos,
12 vossa mãe ficará muito envergonhada, a que vos deu à luz se sentirá humilhada; ela será a menor das nações, um deserto, uma terra árida e vazia.
13 Por causa da ira de Yahweh não mais voltará a ser habitada; pelo contrário, ela se tornará absolutamente desolada; todas as pessoas que passarem pelas ruínas da Babilônia ficarão chocadas e demonstrarão seu horror e escárnio por conta de todas as suas desgraças e feridas.
14 Tomai, pois, posição de ataque em torno da cidade da Babilônia. Todos vós que manejam com grande habilidade os arcos: preparai-vos! Atirai contra ela, não poupeis flechas, porque ela tem pecado contra Yahweh, o SENHOR.
15 Bradai contra ela, cercando-a; ela já se rendeu; caíram suas grandes torres, as suas fortes muralhas estão no chão. Pois esta é a vingança justa do SENHOR; vingai-vos dela também; fazei-lhe o mesmo que ela fez aos outros.
16 Cortai da Babilônia o que semeia, e o que trabalha bem com a foice na época da colheita; por causa da espada do opressor, cada um retornará para o seu povo e fugirá para a sua própria terra.
17 Israel é um cordeiro desgarrado, os leões o assustaram e o fizeram fugir apavorado; o primeiro a devorá-lo foi o rei da Assíria, e agora, por último, Nabucodonosor, rei da Babilônia, quebrou-lhe os ossos”.
18 Concluindo, assim diz o Eterno Todo-Poderoso dos Exércitos, Deus de Israel: “Castigarei o rei da Babilônia e toda a sua terra, assim como repreendi severamente o rei da Assíria.
19 Contudo, haverei de trazer Israel de volta à sua própria pastagem e ele pastará no Carmelo e em Basã; e, com fartura, saciará a sua fome nos montes de Efraim e em Gileade.
20 Naquela época, e durante todos aqueles dias”, afirma o SENHOR, “se tentará achar alguma iniquidade em Israel, porém nenhuma falta será encontrada; buscar-se-á por pecados em Judá, mas igualmente nenhum erro será localizado, porquanto todo o remanescente que Eu poupar estará definitivamente perdoado!
21 Atacai, pois, a terra de Merataim e aqueles que moram em Pecode. Persegue, destrói e mata todos que sobreviverem!”, ordena Yahweh. “Fazei tudo de acordo com as minhas ordens!
22 Eis que na terra há estrondo de batalha e de grande destruição.
23 Como foi despedaçado e aniquilado o martelo de toda a terra! Como a Babilônia ficou assolada perante todas as nações!
24 Preparei ciladas e armadilhas para ti, ó Babilônia, e foste apanhada antes mesmo que pudesses perceber; foste encontrada e aprisionada, pois te colocaste contra Yahweh.
25 O SENHOR abriu o seu arsenal e trouxe para fora as armas da sua ira, pois o Soberano Todo-Poderoso dos Exércitos tem trabalho para realizar na terra dos caldeus babilônios.
26 Vinde contra ela dos confins da terra, abri os seus celeiros; transformai-a em escombros e arrasai-a completamente; não lhe deixeis remanescente.
27 Exterminai todos os seus jovens guerreiros, como se fossem novilhos que descem ao matadouro! Ai deles! Porquanto chegou o seu Dia: o momento preciso de serem castigados.
28 Esta é a voz dos que fogem e escapam da terra da Babilônia para proclamar em Sião o Dia da Vingança de Yahweh, nosso Deus. A hora da vingança do seu Templo.
29 Convocai contra a Babilônia os flecheiros, todos os que preparam arcos; acampai ao seu redor, ninguém escape dela. Retribuí-lhe de acordo com a sua obra; fazei a ela o mesmo que fez aos outros; porque agiu com arrogância contra a pessoa de Yahweh, contra o Eterno, o Santíssimo de Israel.
30 Por isso, os seus jovens tombarão nas ruas e todos os seus guerreiros se calarão naquele terrível Dia da Vingança!” adverte o SENHOR.
31 “Vê! Eis que me disponho contra ti, ó nação insolente!”, afirma o Eterno Todo-Poderoso dos Exércitos, “porquanto chegou o seu Dia, a exata hora de ser castigada!
32 A arrogância e todo petulante tropeçará e cairá, e ninguém a ajudará a se levantar. Incendiarei as cidades da Babilônia, e um grande fogo consumirá tudo ao seu redor!”
33 Assim revela o Eterno Todo-Poderoso dos Exércitos: “Os filhos de Israel estão sendo oprimidos, do mesmo modo que todo o povo de Judá. Todos aqueles que os levaram cativos os mantêm presos e recusam-se a libertá-los.
34 Mas o seu Redentor é poderoso. O seu Nome é Yahweh dos Exércitos! Com toda certeza ele defenderá em juízo a causa deles, para dar paz e descanso à terra, mas grande preocupação aos moradores da Babilônia.
35 Eis que a espada da guerra virá sobre os babilônios!”, afirma Yahweh; “contra todos os cidadãos da Babilônia e, principalmente, contra seus líderes, governantes e sábios!
36 Uma espada contra os teus falsos profetas! Eles se tornarão bravateiros; homens tolos. Uma espada contra os teus guerreiros! Eis que eles ficarão sobremodo apavorados!
37 Uma espada contra os teus vigorosos cavalos de guerra e contra todos os estrangeiros mercenários que militam em tuas fileiras! Eis que eles se comportarão como mulheres indefesas! Uma espada contra as tuas riquezas! Eis que elas serão saqueadas.
38 Uma espada contra as suas águas potáveis! Eis que todas secarão. Porquanto a Babilônia é uma terra idólatra; cuja devoção às imagens esculpidas tem iludido toda a sua gente.
39 Por este motivo, criaturas do deserto e hienas farão suas moradas na Babilônia. Ela jamais voltará a ser povoada nem haverá quem nela viva no futuro.
40 Do mesmo modo como Deus arrasou Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas”, assegura Yahweh, “ninguém mais habitará na Babilônia; eis que nenhum ser humano residirá nela!
41 Vede, pois, todos! Eis que um povo vindo do Norte; uma grande nação e muitos reis se mobilizaram desde os confins da terra!
42 Eles empunham o arco e a lança; são cruéis e não têm a menor compaixão; o ruído de sua marcha decidida é semelhante ao bramido do mar. Vêm montados em seus vigorosos cavalos de guerra, em formação de batalha, prontos para te atacar, ó filha, cidade, de Babilônia!
43 Quando o rei da Babilônia ouviu os relatórios sobre eles, as suas mãos tremeram e perderam a força. Uma terrível e profunda angústia tomou conta dele e sentiu fortes dores, como as de uma mulher em trabalho de parto.
44 Um inimigo subirá como leão das margens do Jordão contra a fortaleza. Mas, subitamente, o farei correr dali e colocarei sobre ela quem Eu mesmo escolher. Pois, afinal, quem é semelhante à minha pessoa? Quem pode me determinar datas? Quem é o pastor que me poderá desafiar ou resistir?
45 Concluindo, pois, ouvi o que Yahweh preparou contra a Babilônia e o propósito que estabeleceu contra a terra dos babilônios, inclusive eles: os menores do rebanho, crianças e idosos, serão arrastados; certamente por causa deles suas pastagens ficarão arrasadas.
46 A terra estremece diante do estrondo da invasão da Babilônia; ouve-se o seu grito e o seu clamor entre as nações!”
Capítulos de Jeremias (Jr)
- Jeremias (Jr) 1
- Jeremias (Jr) 2
- Jeremias (Jr) 3
- Jeremias (Jr) 4
- Jeremias (Jr) 5
- Jeremias (Jr) 6
- Jeremias (Jr) 7
- Jeremias (Jr) 8
- Jeremias (Jr) 9
- Jeremias (Jr) 10
- Jeremias (Jr) 11
- Jeremias (Jr) 12
- Jeremias (Jr) 13
- Jeremias (Jr) 14
- Jeremias (Jr) 15
- Jeremias (Jr) 16
- Jeremias (Jr) 17
- Jeremias (Jr) 18
- Jeremias (Jr) 19
- Jeremias (Jr) 20
- Jeremias (Jr) 21
- Jeremias (Jr) 22
- Jeremias (Jr) 23
- Jeremias (Jr) 24
- Jeremias (Jr) 25
- Jeremias (Jr) 26
- Jeremias (Jr) 27
- Jeremias (Jr) 28
- Jeremias (Jr) 29
- Jeremias (Jr) 30
- Jeremias (Jr) 31
- Jeremias (Jr) 32
- Jeremias (Jr) 33
- Jeremias (Jr) 34
- Jeremias (Jr) 35
- Jeremias (Jr) 36
- Jeremias (Jr) 37
- Jeremias (Jr) 38
- Jeremias (Jr) 39
- Jeremias (Jr) 40
- Jeremias (Jr) 41
- Jeremias (Jr) 42
- Jeremias (Jr) 43
- Jeremias (Jr) 44
- Jeremias (Jr) 45
- Jeremias (Jr) 46
- Jeremias (Jr) 47
- Jeremias (Jr) 48
- Jeremias (Jr) 49
- Jeremias (Jr) 50
- Jeremias (Jr) 51
- Jeremias (Jr) 52
Livros da Bíblia
-
Gênesis (Gn)
-
Êxodo (Êx)
-
Levítico (Lv)
-
Números (Nm)
-
Deuteronômio (Dt)
-
Josué (Js)
-
Juízes (Jz)
-
Rute (Rt)
-
1 Samuel (1Sm)
-
2 Samuel (2Sm)
-
1 Reis (1Rs)
-
2 Reis (2Rs)
-
1 Crônicas (1Cr)
-
2 Crônicas (2Cr)
-
Esdras (Ed)
-
Neemias (Ne)
-
Ester (Et)
-
Jó (Jó)
-
Salmos (Sl)
-
Provérbios (Pv)
-
Eclesiastes (Ec)
-
Cântico dos Cânticos (Ct)
-
Isaías (Is)
-
Jeremias (Jr)
-
Lamentações de Jeremias (Lm)
-
Ezequiel (Ez)
-
Daniel (Dn)
-
Oseias (Os)
-
Joel (Jl)
-
Amós (Am)
-
Obadias (Ob)
-
Jonas (Jn)
-
Miqueias (Mq)
-
Naum (Na)
-
Habacuque (Hc)
-
Sofonias (Sf)
-
Ageu (Ag)
-
Zacarias (Zc)
-
Malaquias (Ml)
-
O Evangelho Segundo Mateus (Mt)
-
O Evangelho Segundo Marcos (Mc)
-
O Evangelho Segundo Lucas (Lc)
-
O Evangelho Segundo João (Jo)
-
Atos (At)
-
Romanos (Rm)
-
1 Coríntios (1Co)
-
2 Coríntios (2Co)
-
Gálatas (Gl)
-
Efésios (Ef)
-
Filipenses (Fp)
-
Colossenses (Cl)
-
1 Tessalonicenses (1Ts)
-
2 Tessalonicenses (2Ts)
-
1 Timóteo (1Tm)
-
2 Timóteo (2Tm)
-
Tito (Tt)
-
Filemom (Fm)
-
Hebreus (Hb)
-
Tiago (Tg)
-
1 Pedro (1Pe)
-
2 Pedro (2Pe)
-
1 João (1Jo)
-
2 João (2Jo)
-
3 João (3Jo)
-
Judas (Jd)
-
Apocalipse (Ap)